ANTÓNIO LOURENÇO MENEZES

CHOIR

António Lourenço Menezes, licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, é maestro, professor e contratenor. Iniciou seus estudos no saxofone no Conservatório de Música Jaime Chavinha e concluiu o Curso Secundário de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional com distinção. Colaborou com artistas como Sigiswald Kuijken e Lawrence Cummings, sendo laureado no Concurso Internacional de Música "Cidade de Almada" (2020) e apresentando-se em ensemble em diversos países.

No ano letivo 2019-2020, lecionou Formação Musical no Conservatório d’Artes de Loures. Com uma abordagem abrangente, desenvolveu atividades docentes por 5 anos na Sociedade Filarmónica Alcanedense, aplicando metodologias Kodály, Dalcroze e Gordon. Participou ativamente no ensino à distância e contribuiu para o Bendada Music Festival em várias edições, lecionando as disciplinas de coro e canto.

É maestro titular do Coro Gaudia Vitae e diretor artístico do Ninad Ensemble. Foi maestro assistente do Coro Sacro de Lisboa, preparando a estreia nacional da Missa Quinta de György Orbán. Destaca-se também a estreia moderna da Missa Domine in virtute tua laetabitur rex, direção musical do Requiem de G. Fauré e direção da ópera O Rapaz de Bronze de Nuno Corte Real. Em 2022-2023, atuou como diretor musical do musical "Música no Coração".

Como solista de Oratória e Cantata, participou em obras de Bach, Pergolesi, Händel e Vivaldi, e como solista de música de cena, interpretou O Principezinho (estreia, Jorge Salgueiro) e Giulio Cesare (Handel), entre outros. Membro ativo da interpretação de música antiga, colabora regularmente com ensembles nacionais como Avres Serva, Polyphonos Ensemble e Orquestra d’Aquém Mar.

Desenvolve paralelamente atividade como assistente musical (CD), produz projetos descentralizados de música erudita e desenvolve atividade no ramo do ensino, produção e composição.